Santo Ângelo acordou hoje (26/11) com uma notícia que deixou toda a comunidade perplexa. Os comentários nas ruas eram um só: Mais um hospital que v ai fechar. Enquanto o apresentador Luiz Roque da Rádio Sepé Tiarajú AM entrevistava proprietário do Hospital Santa Isabel, muitos ouvintes passaram a se manifestar pelo telefone lamentando o fato. A entrevista criou um clima de comoção e muitas pessoas chegaram a chorar.
O médico responsável pela instituição, Dr. Rolando Stümple, anunciou emocionado, o fechamento do Hospital Santa Isabel, que à 70 anos atende pacientes de Santo Ângelo e de toda a região Noroeste do Estado do RS. Serão cerca de 50 leitos a menos para internação, via SUS ou particulares. Alguns anos antes, Santo Ângelo sentiu a mesma dor da perda com o fechamento do Hospital Nossa Senhora de Lurdes (na Rua Antonio Manoel no centro) e mais recentemente o Hospital Militar (na Rua Marechal Floriano na zona norte). Com o fechamento do Santa Isabel, totalizam 200 leitos que farão falta na região.
Além da população da região noroeste do RS, quem perde também é o Hospital Santo Ângelo que não terá condições de atender a demanda regional de forma humanizada. O médico Rolando Stümple que também é Diretor do Hospital Santa Isabel, disse na entrevista a Rádio Sepé que dia primeiro de dezembro próximo os funcionários receberão aviso prévio, apesar de todos já terem sido comunicados pessoalmente na semana passada do fechamento do hospital.
Ainda conforme entrevista, Stümple destacou sua preocupação com relação ao atendimento humanizado nos hospitais. “Será impossível para o Hospital Santo Ângelo ter um atendimento mais humanizado, pois a demanda será muito grande”. Disse o médico. Segundo ele as dificuldades financeiras tem origem no descaso das autoridades em relação á saúde, pois o SUS remunera mal pelos serviços prestados.
No final da entrevista Rolando Stümple, médico com 50 anos de atuação na área da saúde, demonstrava certa mágoa e um desabafo: “não há interesse das autoridades em resolver os problemas da área da saúde, pois a desgraça da população da ibope, e muita gente aproveita a desgraça para estar na mídia”. Afirmou.
Querido pela população santoangelense, o médico Rolando Stümple, mostrou em sua entrevista que ele fez o que podia para salvar a instituição, mas que não foi mais possível dar continuidade somente gastando recursos próprios.
O Hospital Santa Isabel fechará suas portas dia 30 de dezembro. O fechamento do Santa Isabel só nos prova que nenhum político está interessado em resolver os problemas das comunidades. Em alguns dias vão chamar o médico na câmara municipal para indagar sobre o que é óbvio, talvez alguns pedirão socorro ao Estado para o Santa Isabel para aproveitar o momento e se promover, outros irão para a imprensa dizer que vão tomar providencias para salvar o hospital. Discursos e discursos para aproveitar o momento e se promoverem as custas da dor da comunidade.
O Hospital Santa Isabel não é só da família Stümple, ele é da comunidade regional, é um problema regional que deve-se convocar não só o Estado , também o Planalto Central. Agora é o momento de buscar de solução e não de tripudiar na desgraça da população.
0 comentários:
Postar um comentário