Projovem Trabalhador: Qualificação social e profissional.

Em setembro deste ano (2009), Santo Ângelo ganhou mais um projeto do Governo Federal, através do Ministério do Trabalho e Emprego. Realizada no prédio 13 da Universidade regional Integrada – URI, a aula inaugural do Programa Projovem Trabalhador com 500 alunos que lotaram o espaço prestigiando a solenidade que contou com o autor da iniciativa, Maurílio Barbosa, promotor de políticas públicas, presentes também o Prefeito Eduardo Loureiro, seus secretários e Gilberto Pacheco, Diretor da Universidade.

O Projeto que tem como meta a qualificação social e profissional de jovens através de cursos de qualificação atendendo várias áreas do trabalho entre elas: inclusão digital, educação ambiental, administração, alimentação, arte e cultura (foto e vídeo), estética e beleza, construção e reparos, educação (na área escolar), e turismo e hospitalidade. Maurílio Barbosa, preocupado com a situação de muitos jovens, através do Ministério do Trabalho e Emprego, articulou para que Santo Ângelo fosse contemplado com o Projeto e, após vários debates com o assessor especial do Ministro, Flávio Zacher.

Sem dúvida, apesar da crise que estamos vivendo a cidade de Santo Ângelo só tem a comemorar com os novos profissionais que surgem no mercado, isso porque apenas 15 municípios gaúchos obtiveram este investimento de qualificação profissional de jovens.

Os jovens participantes do Projovem Trabalhador receberam um kit com camisetas, boné e pasta, mais o lanche e passagem, alem de uma ajuda de custo de R$ 100,00.

Participam do projeto jovens entre 18 e 29 anos que estão cursando ou concluíram o ensino fundamental ou médio. As aulas serão interrompidas no período entre os dias 23/12 e 05/01. No carnaval de 2010, haverá uma parada de 4 dias e em março começam as inserções ao mercado de trabalho.

Da Redação: Telismar Lemos Jr.